Com unidade em Belo Horizonte, Centro de Competência para Tratamento de Rejeitos poderá unir a sustentabilidade e a mineração
Ultimamente, quase todos os setores estão envolvidos com alguma prática sustentável, para evitar que o meio ambiente seja prejudicado com os rejeitos provenientes da exploração. Partindo desse pressuposto, a Clariant instalou um centro técnico em Belo Horizonte, totalmente voltado para solucionar e tratar esses resíduos. As atividades do Centro de Competência para Tratamento de Rejeitos (CTT – Competence Center for Tailings Treatment) teve início hoje, (27/09). O CTT será responsável por tratar os resíduos da mineração e assim, fazer com que o setor consiga aderir a sustentabilidade. Graças à modernidade, a exploração mineral contribui para a fabricação de veículos elétricos, no entanto, mais rejeitos são produzidos.
Confira outras notícias do setor:
Como o novo centro da Clariant poderá contribuir de forma positiva para a mineração?
Um dos setores que mais podem contribuir para o futuro da sustentabilidade é o de mineração. Afinal, desde o início, é um dos que mais prejudicou o meio ambiente. No entanto, as mineradoras poderão ser a peça-chave para que a megatendência possar realmente funcionar. Uma vez que, grande parte da tecnologia futurística que está sendo planejada ou desenvolvida, como os veículos elétricos, necessitam de alguns minerais para que a sua fabricação seja um sucesso.
Além dos veículos elétricos, os minerais também podem ser utilizados nas turbinas eólicas para a geração de energia limpa, bem como, nos edifícios verdes. E mesmo contribuindo de forma significativa para os outros setores promovam a sustentabilidade ao executar suas funções. Em contrapartida, as próprias mineradoras falham em se colocaram dentro dessas práticas sustentáveis. E assim, os rejeitos gerados pela exploração mineral, precisa ser jogado dentro de barragens residuais.
- Explore o mundo da mineração com a tecnologia de realidade virtual da AngloGold Ashanti em Nova Lima
- China comprando muitas commodities? Mais de 25% do PIB é voltado para construção civil, demanda por ferro aumentará em 20%. Veja como isso impacta o Brasil!
- O Rio de Janeiro receberá o Brazil Mining 2023 e contará com os maiores líderes da indústria de mineração do Brasil
- Faturamento do setor mineral ultrapassa a casa dos R$ 189 bi até agosto deste ano e projeções continuam otimistas para o segmento
Conforme Wagner Silva, Global Head of Technology, Clariant Mining Solutions, “a Clariant está na vanguarda da oferta de soluções sustentáveis para a mineração. O CCTT utilizará sua excelente capacidade técnica para demonstrar como nossas inovações podem aprimorar o processamento de rejeitos e a redução de resíduos”.
Para que essas soluções sejam desenvolvidas, o laboratório está equipado com tecnologia de última geração, para que assim, os especialistas que compõem a equipe, possam ter a sua disposição, os melhores equipamentos. Portanto, o Centro de Competência para Tratamento de Rejeitos da Clariant possui uma localização onde há uma intensa atividade de mineração e com isso, será capaz de conduzir os melhores resultados para fornecer apoio ao setor e o tornar mais sustentável.
Conheça um pouco mais sobre o Centro de Competência para Tratamento de Rejeitos da Clariant
O principal objetivo da companhia é promover a sustentabilidade, onde parece ser uma missão impossível. Assim, o CCTT está inserido como sendo um dos principais pilares do Programa de Gestão de Rejeitos da Clariant (TMP – Tailings Management Program). Para o bom funcionamento do programa, ele tende a englobar quatro plataformas tecnológicas, dentre elas: o desaguamento, a flotação, a modificação de reologia e a separação magnética.
No caso da flotação, a solução química produzida é aplicada na lama. Com isso, os minerais presentes nesse local, que muitas vezes eram jogados fora, poderão ser recuperados, e os rejeitos são processados novamente, para evitar maiores contaminações. Parando para analisar, esse processo parece que não causará grandes mudanças, entretanto, se cada mineradora adquirisse esse método, com certeza o setor de mineração seria mais adepto a sustentabilidade.
“O novo Centro de Competência é um importante marco na estratégia de apoiar a sustentabilidade da indústria global de mineração. Com esse recurso adicional, seguiremos trabalhando em conjunto com nossos clientes para desenvolver soluções importantes e práticas, que resolvam seus maiores desafios de sustentabilidade”, relatou o George Nunes, da Global Head of Clariant Mining Solutions.