Com uma onda de desemprego ainda presente no Brasil, o setor da mineração vem sendo fundamental no estado de Minas Gerais para a recuperação econômica da região
O período desde o início da pandemia do COVID-19 vem sendo marcado por uma grande onda de desemprego no Brasil, com falta de oportunidades e cada vez mais pessoas sem acesso a trabalhos. Durante esta última segunda-feira, (29/11), alguns especialistas comentaram acerca da importância do setor da mineração no estado de Minas Gerais para a recuperação econômica e oportunidades de emprego.
Veja também:
Empresas do ramo da mineração em Minas Gerais oferecem empregos e ajudam na reestruturação econômica do estado
Apesar de uma queda considerável no número de desempregados em 2021 em comparação ao ano de 2020, a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ainda mostra que a onda de desemprego segue forte no país, com cerca de 13,7 milhões de brasileiros desempregados e em Minas Gerais a situação não é diferente, 13 em cada 100 mineiros não estão empregados em nenhum local.
Entretanto, o setor da mineração vem sendo um agente fundamental na luta contra o desemprego no estado e na recuperação econômica da região, com empresas oferecendo oportunidades de emprego aos moradores locais e contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais. A indústria mineira como um todo responde por 79% das exportações mineiras de bens e serviços, 58,8% da arrecadação de ICMS do estado e 23% dos empregos formais do estado e vem sendo fundamental para a região se reerguer.
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
- Canadá investirá ainda mais no setor de mineração com governo de Lula: “querermos reforçar mais essa relação”
O coordenador de meio ambiente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), João Vitor Teixeira, comentou acerca da importância do setor no estado para a reparação econômica e destacou que “O setor de mineração contribui com parcela significativa destes resultados, empregando 700 mil pessoas, direta e indiretamente, e gerando 8% do PIB mineiro, inclusive com muitos projetos já norteados pelos princípios ESG”.
FIEMG realiza pesquisa e comprova a importância do setor da mineração na recuperação de Minas Gerais
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) procurou realizar, de forma secreta, entrevistas com moradores de municípios da região da Serra da Moeda, ligados às atividades de mineração: Moeda e Itabirito. Os resultados da pesquisa mostram o que os especialistas já discutiam em relação à recuperação do estado: o setor da mineração vem sendo essencial para o desenvolvimento social e econômico na região, com uma oferta maior de empregos sendo disponibilizada aos moradores.
Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, comentou acerca da pesquisa e da importância de desenvolver projetos voltados à mineração e ao desenvolvimento socioeconômico da região, afirmando que “São dados que evidenciam que Minas Gerais não pode virar as costas para os benefícios que projetos responsáveis e equilibrados do ponto da sustentabilidade, em suas três vertentes, econômica, social e ambiental, proporcionam a todos”.
Assim, o que se espera é que o governo do estado perceba a importância desses projetos e não conte com a mineração apenas em momentos de crise e recuperação econômica, mas possa investir ainda mais no desenvolvimento desse setor na região.