A banca para o concurso ANM, que será realizado pela Agência Nacional de Mineração, foi definida e falta apenas a finalização do edital com as 40 vagas para especialista em recursos minerais
Durante esta última quarta-feira, (03/11), o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou a dispensa de licitação, que oficializa a banca selecionada para o concurso da Agência Nacional de Mineração – ANM, que visa oferecer 40 vagas para o cargo de especialistas em recursos minerais, necessitando apenas da publicação do edital para as informações finais.
Artigos que talvez você se interesse:
Concurso ANM tem banca definida e divulgação de estados que serão contemplados
O concurso ANM, da Agência Nacional de Mineração, foi autorizado em julho e a sua realização será comandada pelo Cebraspe, de acordo com a divulgação em meses anteriores. Agora, foi divulgada a seleção da banca que irá avaliar o concurso, além dos estados que serão contemplados com as 40 vagas para o cargo de analista em recursos minerais. Os interessados nas vagas aguardam agora somente a publicação do edital final, que tem previsão para janeiro do ano de 2022.
As 40 vagas que serão disponibilizadas no concurso ANM são todas para o cargo de analista em recursos minerais e a Agência Nacional de Mineração já divulgou a lista dos estados que poderão participar desta seleção. Entre eles estão Minas Gerais, com 18 vagas; Pará, com 8 vagas; Mato Grosso, com 2 vagas; São Paulo, com 2 vagas e Distrito Federal, com 10 vagas no total. Todas as vagas para analista em recursos minerais exigem curso superior para a inscrição, mas ainda não foram divulgados quais seriam os cursos.
- Reviravolta no Mercado do Minério de Ferro: a China é o Estopim
- A Crise Invisível: O Legado da Mineração no Sertão da Bahia
- Governo deixando a mineração para trás? “Momento virtuoso em preços de commodities, mas muito deprimido em investimento”, afirma executivo
- Canadá investirá ainda mais no setor de mineração com governo de Lula: “querermos reforçar mais essa relação”
A Agência Nacional de Mineração deu mais algumas informações sobre o concurso ANM e como ele irá funcionar, além da divulgação dos estados e da banca, a agência também informou sobre a remuneração dos convocados. Segundo a ANM, a remuneração inicial será de R$ 4.039,70, que podem ser acrescidos da Gratificação de Desempenho de Atividades de Recursos Minerais (GDARM), podendo chegar até o salário de R$ 9.909,30.
Concurso ANM ainda não irá suprir cargos vagos na empresa
Apesar de serem oferecidas cerca de 40 vagas para esses diferentes estados, o concurso ANM não será suficiente para preencher os cargos vagos da Agência Nacional de Mineração, que já somam cerca de 600 postos vagos. Assim, a companhia poderá realizar novas seleções e abrir mais inscrições para diferentes vagas, a fim de preencher o seu quadro de funcionários e dar mais oportunidades aos moradores de diferentes estados do Brasil para esses empregos.
Uma outra forma de preencher mais vagas que estão vazias na companhia é chamar mais aprovados no concurso ANM para os empregos. De acordo com o decreto, nº 9.739 de 2019 , o Ministério da Economia pode autorizar 25% a mais do número de vagas imediatas. Assim, o que a Agência Nacional de Mineração precisa fazer é uma breve solicitação ao Governo Federal para a liberação dessas novas vagas, a fim de preencher os cargos vagos da companhia.
Entretanto, essa solicitação somará, apenas, 56 vagas no total, o que ainda mantém o déficit no quadro de funcionários. O que se espera da ANM é que a agência faça uma nova seleção para preencher essas vagas nos próximos anos, e novas pessoas possam ser beneficiadas com esses empregos.