Thursday, 28 de October de 2021

Quais os fatores que influenciam o preço do minério

Beneficiamento do minério

Os minérios são geralmente cotados como commodities, ou seja, seu preço é determinado pelo mercado mundial e não por sua marca ou empresa que o produz já que esses produtos são indispensáveis para o desenvolvimento socioeconômico e também humano.

Continue a leitura até o fim deste artigo e confira sobre a importância das Commodities, confira!

Com esses produtos sendo cotados pelas Commodities, seu preço varia de acordo com fatores variados, além da oferta e da demanda, dessa forma, as empresas que participam de um mercado têm que aceitar o preço do minério dado à mercadoria com pouco ou nenhum poder para negociar cotações diferentes. 

Neste artigo iremos abordar aspectos que determinam o valor das substâncias minerais comercializáveis, que não são de conhecimento comum. Confira!

O que são os Commodities Minerais?

Os Commodities (Hardy Commodity), são produtos classificados como matérias-primas ou com pequeno grau de industrialização. São produzidos em grande quantidade e seu armazenamento por um longo período não altera sua qualidade. Essas mercadorias são classificadas como Soft Commodities (bens cultivados como soja e café) e Hard Commodities (bens extraídos ou minerados, assim como as commodities minerais).

As Commodities minerais estão entre as mais negociadas no mundo, por serem produtos utilizados em diversos setores, incluindo setores essenciais e que crescem como tecnologia e agricultura. São exemplos de Commodities minerais: Cobre, Ouro, Zinco, Ferro, Níquel, Prata, Petróleo, Calcário agrícola, agregado também para o setor de construção civil e entre outros.

Fatores que influenciam o preço do minério

Por pertencer ao setor de mineração, os fatores determinantes do preço do minério são pouco conhecidos. Condições como as climáticas não alteram diretamente o custo dessa mercadoria. Além disso, os métodos de extração e beneficiamento alteram de acordo com o tipo de minério. Assim as variáveis são diversas, como:

  • Logística;
  • Custo de produção;
  • Tarifas Portuárias;
  • Fatores Políticos

Oferta e Procura

Quando a procura de um produto é maior que sua oferta o valor de mercado tende a subir e quando o inverso ocorre, é natural que haja queda nos preços. Fatores como a carência de reservas e também de problemas na logística levam ao desequilíbrio entre oferta e demanda das Commodities minerais, em consequência, há as variações de preço.

Operação de Lavra (Mina)

Antes da transformação do minério em algo valioso é necessário fazer uma análise detalhada se é economicamente viável a lavra, ou seja, o conjunto de operações que vão desde a extração do minério até o seu beneficiamento. Por isso, é necessário planejar a curto, médio e longo prazo, o que será realizado na mina e qual método de lavra será utilizado, a preparação da mina, investimentos, custos operacionais e também a avaliar a quantidade de minério em vista de produto estéril são fatos a serem analisados.

Deverá ser levado em conta neste planejamento a demanda do mercado, ou seja, não se produz primeiro para vender depois já que os preços das commodities oscilam muito, um investimento sem considerar a situação do mercado antes poderá ser arriscado.

Planta de Beneficiamento

O Beneficiamento do minério se trata de procedimentos que são fundamentais para que o produto seja utilizado na indústria. Durante o planejamento de lavra é necessário avaliar qual método de beneficiamento será melhor e se encaixa nas demandas do mercado. Ao longo da planta o produto irá passar por diversos processos como:

  • Fragmentação: Reduz o tamanho do minério
  • Classificação: Separa o minério por tamanho
  • Concentração: Separa o não útil do valioso
  • Transporte: Fator que também influencia no preço da Commodity mineral.

Fatores Políticos

Os trâmites administrativos também contribuem na variação do valor da Commodity Mineral. A facilidade de exportação determinada pelas Relações Internacionais, tarifas portuárias e até a legislação do país exportador.

Percepção do Consumidor

Atualmente o consumidor é quem manda e mostra suas exigências e prioridades em um produto, por isso, além de vender o minério a empresa deve produzi-lo de acordo com as exigências dos seus clientes e com qualidade garantida. Fatores como a forma de lavra, beneficiamento, impacto ambiental  e impacto social além de interferir na qualidade do minério que está sendo vendido, interfere também na decisão do consumidor, a maneira com que o cliente identifica o produto é determinante para a popularidade deste.

Concorrência com outros minerais ou materiais

Alguns minerais poderão ser substituídos, portanto, não é interessante gastar energia em sua extração, beneficiamento e venda, assim como é o caso do Nióbio. Metal que somado ao ferro produz uma liga forte e maleável, ideal para confecção de foguetes, turbinas de avião e pontes.

O Brasil possui 98% das reservas de Nióbio presentes em todo o mundo e em 2019 respondeu por 94% da produção global. A tonelada do Nióbio é vendida por aproximadamente US$ 25 mil, preço relativamente baixo. Isso ocorre devido ao fato de que o nióbio é imprescindível: a liga vanádio + tântalo + titânio + molibdênio pode o substituir com características semelhantes. Logo, não é viável aumentar o valor desse minério já que o mercado irá optar pelo concorrente.

Embora o valor das ações da empresa caia, como ocorreu após os desastres de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, o valor do minério aumenta. No rompimento da barragem I da mina Córrego do Feijão em Brumadinho, o preço da commodity do ferro subiu para mais de 10%. Eventos como esse ocorrem devido a queda de produção do minério, o que irá levar a disparada de preços.

País dependente da extração de Commodities

O Brasil é um território extenso e rico em diversos recursos naturais e por isso é destaque na produção de commodities, que representa mais de 60% da exportação do país. Destes, 25% são Commodities minerais e dentre os principais minérios exportados estão o minério de ferro e a bauxita. O Brasil é o segundo maior exportador de ferro e o terceiro maior em bauxita, o setor mineral contribui ativamente e é responsável por uma grande parte do PIB brasileiro. O que gera uma economia positiva e geração de renda.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.