Sunday, 25 de July de 2021

Publicidade

Mineração Subterrânea

mina de céu aberto

Em todo o Brasil, de norte a sul é possível encontrar processos de lavra subterrânea, porém, a maior parte delas não é de minério de ferro. Nesse caso ocorrem explorações desde pedras preciosas, como esmeraldas e até mesmo o carvão mineral.

A escolha dos empreendimentos pelas minas subterrâneas diz respeito à profundidade em que se encontram os materiais e minerais buscados, devido a isso, existem minas subterrâneas até mesmo de argila, assim como a mina Tubarão em Santa Catarina – SC.

A Mineração Subterrânea necessita de maior cuidado em relação á uma mina de céu aberto, isso por que o risco de acidentes são maiores, o empreendimento que opta por fazer a mineração subterrânea tem que investir em mão de obra mais qualificada, ferramentas tecnológicas e outros fatores que demandam mais recursos financeiros e também maior responsabilidade. Os avanços tecnológicos nos campos de mineração não ficaram de fora e a tecnologia nesse setor é a principal aliada para que não ocorram acidentes fatais durante o trabalho.

Pensando em automatizar e facilitar o serviço dos trabalhadores das minas, a empresa Sueca Sandvik lançou uma carregadeira elétrica que promete oferecer mais segurança no expediente sem afetar a produtividade. Continue conosco até o fim deste artigo e confira a novidade que essa empresa preparou!

A Sandvik lançou sua nova carregadeira elétrica movida à bateria, o modelo LH518B que pesa 18 toneladas. O equipamento é resultado de décadas de experiência em engenharia, combinada com a tecnologia de motorização e também ao conhecimento sobre os sistemas de bateria da Artisan Vehicle. O novo modelo é projetado para otimizar o sistema de bateria e também a linha de transmissão elétrica da Artisan, com objetivo de melhorar a utilização da tecnologia oferecida pela bateria. A Sandvik buscou repensar toda a máquina, o que oferece a seus clientes maior conforto já que eles não precisarão alterar a infraestrutura da mina. Na prática a troca da bateria da carregadora não requer o uso de guindastes e ou empilhadeiras devido ao recurso patenteado da empresa AutoSwap.

A nova carregadeira movida a bateria Sandvik LH518B conta com uma capacidade excepcional para seu tamanho podendo operar em galeria de 4,5 x 4,5 metros e capacidade de transportar até mesmo 18 toneladas. Além de seu sistema de caçamba inovador, o novo modelo possui também tração dianteira e traseira independentes o que permite maior capacidade de carga útil com uma baixa altura de operação. A máquina é equipada com 3 motores magnéticos permanentes de 2.000 Nm.

A carregadeira elétrica não possui conversor de torque, transmissão ou motor diesel para deslocamento, além de não possuir restrições de emissão na potência instalada para limitar a seleção do motor elétrico, o que irá permitir a utilização dos motores mais potentes hoje disponíveis e adequados às condições subterrâneas.

O sistema AutoSwap da máquina oferece a troca automática da bateria, essa troca leva cerca de seis minutos e pode ser feita em uma área de passagem ou até mesmo de operação, sem a necessidade de pontes rolantes e ou infraestruturas externas. O recurso AutoConnect, disponível na LH518B torna a troca ainda mais fácil e ágil, conectando e desconectando automaticamente a bateria da carregadeira oferecendo assim maior segurança para o operador que não precisa mais sair da cabine para realizar a troca o que diminui risco e esforço envolvidos no processo.

A carregadeira é alimentada por bateria o que reduz o calor das emissões na operação subterrânea auxiliando assim as minas a atingirem os objetivos de sustentabilidade e também reduzir os custos com a ventilação. O sistema de baterias utiliza fosfato de ferro de lítio (LiFePO4) projetado para uso específico em mineração subterrânea. A empresa vem atualizando seu portfólio cada vez mais e se prepara para adentrar em novas áreas de mercado para atender assim maiores demandas.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.